Amazonas e Região
Suframa visita planta da Sakura no PIM — Suframa
Em continuidade à agenda de aproximação e aprimoramento das relações institucionais com empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), uma comitiva da Suframa visitou nesta segunda-feira (18) a planta da Sakura Exhaust do Brasil, situada no bairro Distrito Industrial, zona Sul da capital amazonense. De origem japonesa e há 16 anos com filial no Brasil, a empresa é especializada na fabricação de peças e acessórios para veículos automotores, com destaque para produtos do Polo de Duas Rodas.
A comitiva da Suframa foi composta pelo superintendente Bosco Saraiva, pelo superintendente-adjunto Executivo, Frederico Aguiar, pelo superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, pelo superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho, pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, e pelo gerente de projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE/Suframa), Ozenas Maciel. A equipe foi recebida na Sakura pela gerente Administrativa, Alessandra Cajueiro, pelo gerente de Engenharia, Alexander Correa,, e pelo analista de Custo, Radyson Barros.
O principal produto atualmente no portfólio da Sakura no PIM são os escapamentos para motocicletas. Para a fabricação do item, a empresa conta com um quadro de aproximadamente 190 funcionários diretos que se revezam em dois turnos de trabalho. Ressalte-se que o grupo Sakura Kogyo atua há mais de 50 anos no mercado de escapamentos e conta com empresas localizadas em vários outros países, como Japão (matriz), Indonésia, Tailândia e Vietnã.
Durante a visita, os servidores da Suframa conheceram detalhes relacionados ao processo produtivo da empresa, incluindo etapas como soldagem, estamparia, pintura e montagem, entre outras, que são desempenhadas com auxílio de tecnologias da Indústria 4.0 (em especial robôs autônomos). Além disso, também conheceram os planos de expansão da Sakura para o próximo ano, em razão do aumento planejado de demanda por parte de seus clientes atuais.
De acordo com o Superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o segmento de Duas Rodas voltou a apresentar franca expansão na Zona Franca de Manaus e isso tem impactado positivamente também no desempenho da Sakura e de outras empresas que fornecem componentes e insumos para as empresas de bens finais. Ele também ressaltou a agregação tecnológica no ambiente produtivo da Sakura. “É uma empresa que tem investido na inovação tecnológica para ampliar sua produtividade e qualidade e isso, com certeza, é um bom exemplo para outras empresas do segmento. Torcemos para que os planos de expansão a partir de 2025 sejam efetivados e que, com isso, mais empregos e investimentos sejam gerados em nossa região”, afirmou Saraiva.