Interior do AM
Mutirão de cirurgia ginecológica atende mais 20 mulheres em Nhamundá

Buscando melhorar a qualidade de vida as mulheres nhamundaenses, a Prefeitura de Nhamundá, através da Secretaria de Saúde (Semsa), realizou entre os dias 11 e 13 de novembro, o terceiro mutirão de cirurgias ginecológicas. A equipe de multiprofissionais foi composta pelos médicos Dr. Daniel Tanaka (anestesista), Dr. Mário Costa (ginecologista) e Paulo Robson (Instrumentador), sob coordenação do Dr. Stéfano Adorno (ginecologista).
As cirurgias foram realizadas no Hospital Cel. Pedro Macedo e atendeu 20 mulheres, sendo realizados mais de 40 procedimentos ginecológicos. O objetivo é garantir o atendimento de mulheres residentes no município com a realização de procedimentos simples, sem a necessidade de remoção para unidades de alta complexidade em outras regiões.
Foram realizados procedimentos de histerectomia total abdominal (retirada do útero e colo uterino), histerectomia subtotal abdominal (retirada do útero preservando o colo uterino), salpingectomia unilateral ou bilateral (retirada das trompas), oforoplastia (retirada de tumor preservando o ovário), oforectomia (retirada de todo o ovário), miomectomia (retirada de miomas preservando o útero), marsupialização (retirada de cisto ou abscesso na glândula de Bartholine), liberação de aderências pélvicas e curetagem semiótica (raspagem da parte interna do útero para biópsia e/ou retirada de pólipo endometrial).
A prefeita Marina Pandolfo, acompanhada da Secretária de Saúde, Alcineia Fontes, da gerente administrativa do Hospital, Josinete Pantoja e pela vereadora Elijane Fernandes, visitaram a unidade hospitalar, onde deu-se a abertura do mutirão.
“Esse é o terceiro mutirão realizado esse ano, que segue um cronograma organizado pelo nosso Ginecologista Dr. Stefano conforme as avaliações de urgência. Essa ação reduz o forma considerável o tempo de espera dessas mulheres para realização desses procedimentos. E nesse final de semana mais 20 mulheres foram beneficiadas em 42 procedimentos realizados com sucesso”, destacou a secretária de saúde, Alcineia Fontes.
As cirurgias ginecológicas são oferecidas gratuitamente na rede de saúde municipal e representam um avanço da gestão de saúde no município.
+++++++
