Interior do AM
Eirunepé homenageia filho ilustre com estátua e inauguração
Natural do município de Eirunepé (AM), Amazonino Mendes foi prefeito de Manaus três vezes, em 1983, 1993 e 2009, senador em 1991, e governador do Amazonas por quatro vezes, nos anos de 1987, 1995, 1999 e 2017
A prefeitura de Eirunepé homenageou na noite deste sábado, 16, o ex-governador Amazonino Armando Mendes (1939-2023), que nasceu no município, com a inauguração do Largo Amazonino Mendes que junto com a Praça Expedito Barroso de Alencar se tornou um complexo de praça de lazer e eventos.
A inauguração de uma estátua em tamanho natural de Amazonino contou com a presença do filho mais velho do ex-governador, empresário Armando Mendes, e da sobrinha Monica Mendes.
Quatro vezes governador do Amazonas, Amazonino Mendes deixou um legado de grandes obras por todo estado. Da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), grandes hospitais, restauração do Teatro Amazonas, Maternidades, Centros de Convivência de Idosos, ao longo dos anos em que esteve no poder, seja como prefeito ou governador, o político ficou conhecido pela inauguração de obras.
O prefeito Raylan Barroso disse durante a inauguração que “A praça que leva no nome meu pai, agora se une ao Largo Amazonino Mendes, junto a essa estátua em tamanho natural, irá proporcionar de forma perene a lembrança viva na memória do povo eirunepeense da trajetória desses dois baluartes da vida pública amazonense”.
Expedito Barroso de Alencar, que leva o nome da praça, foi prefeito de Eirunepé no fim da década de 70.
Clique e veja o vídeo do evento: